2092
Aprenda a fazer peças de qualidade com a resina Crislight

Aprenda a fazer peças de qualidade com a resina Crislight

A resina Crislight é um produto de fabricação própria da Siquiplás. Ela é feita de resina de poliéster cristal, que é muito procurada pelo efeito transparente que ela é capaz de dar às peças que são produzidas.

Além disso, a resina Crislight é muito fácil e prática de ser utilizada. Com o material correto e algumas instruções, você mesmo é capaz de fazer todo tipo de peça que imaginar. As possibilidades são inúmeras – é possível fazer estátuas e bustos, e também bijuterias dos mais variados tamanhos e formatos.

Além disso, com a resina Crislight e sua versatilidade, é possível fazer até o acabamento de mesas de outros materiais. É o caso das mesas de madeiras, que podem receber o acabamento e complementos de resina de poliéster.

Para demonstrar a facilidade de se trabalhar com esse nosso produto, vamos apresentar um breve passo a passo de como fazer uma estátua pequena. Todos os produtos que vamos mencionar a seguir estão disponíveis na Siquiplás.

Fazendo uma estátua pequena com a resina Crislight

Para trabalhar com a resina Crislight e produzir uma pequena estátua, você vai precisar de:

  • Um molde de sua preferência
  • Resina Crislight
  • Catalisador Mek
  • Espátula
  • Copo de medida (na Siquiplás, temos copo de medida feito de material PET, que não derrete com a resina de poliéster e ainda tem as marcações das medidas)
  • Proveta, para medir a quantidade de catalisador
  • Solvente, para fazer a limpeza dos utensílios após terminar o trabalho

A primeira parte do processo é misturar a resina Crislight ao catalisador Mek normal. Após adicionar o catalisador à resina, é preciso mexer muito bem, para que a mistura não fique turva. Afinal, a ideia é fazer uma peça transparente e precisamos deixar a resina límpida. Então, mexa bem a sua mistura até que os dois produtos fiquem bem incorporados e a aparência esteja transparente.

Mas não se preocupe, porque a resina Crislight é muito fácil de misturar. Basta continuar mexendo e ela vai atingir o ponto de transparência rapidamente.

Lembramos que, dependendo do tamanho da sua peça, você terá que reduzir ou aumentar a quantidade de catalisador. Aqui na Siquiplás, no momento da compra do seu material, é possível tirar todas as dúvidas em relação à quantidade de resina que deve ser utilizada para fazer cada peça, assim como a quantidade de catalisador necessária.

Depois que os dois produtos estiverem bem misturados, basta despejar uma pequena quantidade na cavidade do molde que você estiver usando. Desepeje e vire o molde, de modo que a resina atinja toda a cavidade do molde. É importante fazer isso inicialmente para que todas as bolhas de ar sejam retiradas.

Após esse procedimento, desepeje o resto da resina na cavidade. Uma dica que damos para esse momento é ir colocando a resina pelas beiradas da cavidade do molde, para não ter muito impacto ao derramar o produto. Isso também evita que bolhas de ar se formem em sua peça.

Despeje toda a quantidade de resina lentamente, até preencher completamente a cavidade de seu molde. E, pronto: basta esperar secar e sua peça estará feita! O tempo de espera para a secagem completa da peça vai depender do seu tamanho. Para você ter um parâmetro dessa espera, calcula-se que uma peça de tamanho pequeno pode levar de uma a duas horas para secar.

Depois de completamente seca, a peça pode ser desmoldada facilmente.

Como escolher a melhor resina para fazer seus trabalhos

Mas, atenção: tenha em mente que a resina de poliéster tem suas particularidades. É preciso levar em consideração o que você precisa e quais são os resultados que você espera. Confira alguns prós e contra de se trabalhar com esse tipo de resina.

Prós:

  • Bom acabamento
  • Transparência excelente
  • Baixa viscosidade
  • Menor formação de gases
  • Baixa toxicidade

Contras:

  • O poliéster pode contrair um pouco
  • O poliéster pode ficar com ranhuras, principalmente quando usado em formas fechadas

Então, dependendo do tipo de trabalho que você precisa fazer, pode ser interessante investir em uma resina Epóxi. Esse tipo de resina não possui os problemas que a resina de poliéster apresenta, mas ela é um pouco mais cara. Por isso, é importante que você esteja ciente dos prós e contras para tomar uma decisão.

Na Siquiplás, você encontra essas duas resinas de alta qualidade. Então, nós podemos sanar todas as suas dúvidas a respeito da Crislight e da resina Epóxi, e ajudar você a escolher qual a resina que melhor se encaixa para os seus projetos. Basta entrar em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar!

Outras dicas para seus trabalhos com a resina Crislight

Se a sua escolha é trabalhar com a resina de poliéster Crislight, saiba que este é um produto super versável e prático, que você poderá usar de diversas maneiras. Com ela, é possível fazer bijuterias, estátuas de diferentes tamanhos e modelos, encapsulamentos e muito mais.

  • Você também pode utilizar pastas poliEpóxi e adicionar cores às suas peças. A Siquiplás dispõe de pastas de cores variadas, para atender diferentes tipos de trabalhos
  • Uma solução para quem trabalha com a resina de poliéster e quer diminuir a possibilidade de formação de estrias nas peças, é adicionar cargas. É possível, por exemplo, adicionar cargas minerais à resina Crislight, como as calcitas. Aqui na Siquiplás nós temos várias granulometrias e também podemos ajudar você na escolha do que melhor funcionaria para o seu projeto
  • Se você fez um trabalho transparente com a resina Crislight, como uma estátua, é possível também adicionar efeitos à sua peça. É o caso de lâmpadas de led. Para isso, basta colocar essas fontes de luz embaixo da peça e o resultado será uma luminosidade refletida dentro do seu trabalho. Fica muito interessante!

Como você pode perceber, a Siquiplás tem uma grande variedade de produtos, soluções e ideias para as suas necessidades.

Lembre-se: Antes de iniciar seu trabalho, leia as instruções contidas nas embalagens dos produtos e assista os vídeos. Qualquer dúvida entre em contato com a Siquiplás.

Deixe uma resposta

Quick Navigation
×
×

Cart

Precisa de ajuda?