2092
Aprenda técnica para fazer um molde super econômico com o Siqmol Platina.

Aprenda técnica para fazer um molde super econômico com o Siqmol Platina.

Um bom molde faz toda a diferença na hora de produzir peças marcantes e de qualidade. Pensando nisso, nós da Siquiplás gostaríamos de ensinar um pouco de uma técnica que é muito útil para produzir moldes de maneira econômica. Além disso, esse molde também é muito resistente e de alta qualidade.

Para isso, vamos utilizar a borracha de silicone Siqmol Platina. Essa é uma borracha atóxica, da Siquiplás e que é vendida em uma embalagem que contém dois componentes. Para saber como utilizar esses componentes, assim como o procedimento para fabricação do molde, basta seguir o passo a passo que preparamos para você.

Primeiro, separe os materiais necessários. Para este molde, você vai precisar de:

  • Um kit de Siqmol Platina
  • Siq Raz, para limpeza dos seus pincéis
  • Espátula, para misturar os componentes
  • Copo graduado, para fazer as medidas
  • Espuma Poliuretano flexível
  • Pincéis
  • Vaselina sólida, para aplicar na forma antes da borracha
  • Uma peça modelo, já fixada em uma base

Separados os materiais, vamos à preparação do modelo

1º passo: preparação da peça

A limpeza completa da peça que vai nos servir de molde é muito importante para que o resultado seja satisfatório. Então, com um pincel, retire todo o pó, poeira, enfim, toda a sujeira que estiver na superfície da peça.

Após essa etapa de limpeza, vamos passar vaselina sólida em toda a superfície da peça. Preste bastante atenção aos cantos da peça, para não deixar escapar nada. Deve-se passar a vaselina em toda a superfície, sem deixar excessos.

Pronto, agora a peça já está preparada para receber as camadas de borracha. Para isso, misture a mesma proporção do componente A e do componente B que integram o kit do Siqmol Platina. Na peça que fizemos de exemplo para este passo a passo, utilizamos 50 ml de cada um, pois se tratava de um molde pequeno.

2º passo: misturar os componentes do Siqmol Platina e fazer camadas na sua peça

Continuando, com o auxílio de uma espátula, misture bem os dois componentes. Com a borracha já misturada, pegue um pincel com uma cerda dura e aplique a primeira camada em toda a extensão da peça.

Uma dica importante para esse momento é que você aplique com atenção a borracha nos cantos. Fazendo dessa maneira, você evita a formação de bolhas de ar no seu molde. Espalhe bem o Siqmol Platina em toda a superfície da peça e a primeira camada estará pronta.

Aguarde até que a camada esteja seca. O tempo de secagem é de 6 a 8 horas, a partir da aplicação do produto.

Depois de completamente seca, é hora de fazer a segunda camada. É necessário repetir a operação de mistura dos componentes A e B da Siqmol Platina. Mais uma vez, esclarecemos que os valores exatos devem ser calculados com base nas extensões das suas peças. Para a que utilizamos, foi necessário 25 ml de cada um dos componentes, para suprir as necessidade da segunda camada.

Aplique em toda a superfície, da mesma maneira como você fez na primeira camada.

3º passo: construir um contramolde para sustentar a película feita com o Siqmol

Agora vamos fazer um contramolde de espuma flexível, para sustentar a película que fizemos com o Siqmol Platina. Ou seja, vamos fazer uma sustentação para o molde de borracha.

Para isso, coloque um tubo de PVC em volta da peça. Na sequência, use um pouco de massa de modelar para fechar os cantos, na base do tubo.

Prepare um pouco de espuma flexível de poliuretano. Nesse caso, aconselhamos o uso do kit de espuma da Siquiplás, o Siq Espuma de Poliuretano flexível. Mas lembramos que esse preenchimento também pode ser feito com outro material, como, por exemplo, o gesso.

Porém, a ideia aqui é sugerir um molde econômico, leve e resistente. Para isso, a espuma é o material perfeito, pois reúne todas essas características, além de ser bastante flexível. Com ela, na hora de desmoldar, é só apertar e ela solta com facilidade.

Depois de seguir as instruções para preparar a espuma flexível, desepeje o conteúdo da mistura dentro do tubo de PVC que você colocou ao redor da peça. Você vai observar que a espuma vai crescer ao redor da peça. É exatamente isso que tem que acontecer.

Agora é só você remover a massa de modelar que colocou ao redor da base do PVC e usar uma espátula para destacar a espuma flexível do tubo de PVC.

4º passo: fazer o desmolde da película de borracha e encaixar no molde de espuma

Agora que você tem todos as peças preparadas, chegou a hora de juntá-las para formar o seu novo molde com o Siqmol Platina.

Primeiro, faça o desmolde da película de borracha que você fez.

Depois disso, corte a espuma para facilitar o encaixe da película. Cuidadosamente, encaixe a película na espuma e ponha esse molde de volta no tubo de PVC.

Agora está pronto! Você tem um molde que une a leveza da espuma, com a flexibilidade e a fina espessura da película de borracha. Veja alguns dos benefícios do nosso Siqmol Platina:

  • Borracha de alta performance, com alta elasticidade
  • Material totalmente inerte, de baixa contração
  • Alta elasticidade
  • Resistência a rasgo

Para saber mais técnicas como essa e tirar dúvidas sobre os processos de produção, solicite nosso boletim técnico, ou procure a nossa orientação através de nossos canais de comunicação. Ficaremos muito felizes em ajudar nos seus projetos.

Lembre-se: Leia as informações contidas na embalagens dos produtos. E assista nossos vídeos.

Deixe uma resposta

Quick Navigation
×
×

Cart

Precisa de ajuda?